COACHING ERICKSONIANO

O QUE É COACHING ERICKSONIANO?

Coaching Ericksoniano é uma abordagem, exclusiva e diferenciada, desenvolvida pelo Master Coach Sênior & Trainer, José Roberto Marques, um dos maiores especialistas em Linguagem Ericksoniana do Brasil.

 

É uma técnica que propõe aliar ferramentas do modelo Ericksoniano às melhores práticas e metodologias do Coaching para potencializar e acelerar ainda mais os resultados.

Objetivos e Benefícios da Abordagem Ericksoniana no Coaching

O objetivo dessa abordagem é utilizar no processo de Life Coaching e Love Coaching com competências ericksonianas de comunicação, questionamento e entendimento, utilizando-se  técnicas de estímulo indireto da Hipnoterapia Ericksoniana (veja o verbete “hipnose”).

A abordagem ericksoniana fornece recursos fantásticos para a comunicação em diferentes contextos, seja empresarial, terapêutico ou em Coaching, assim como no desenvolvimento de uma percepção de comunicação aguçada, e representa um processo intenso de extração de aprendizados inconscientes.

 

Milton Erickson afirmou que há uma forma de linguagem que cria uma conexão peculiar entre duas pessoas e esse fato favorece o estado de transe, o qual ele denomina aprendizado do inconsciente ativo.

Chakras e Meditação

CHAKRAS

Os chakras são centros de energias, cuja vibração e frequência tornam equilibrados os corpos físicos e psíquico. A função dos chakras é nos harmonizar com as energias cósmicas trazendo, saúde ao nosso corpo mental e espiritual. São vórtices por onde flui nossa energia vital.

Chakra 1º - CORONÁRIO

Chakra 2º - FRONTAL

Chakra 3º - GARGANTA

Chakra 4º - CORAÇÃO

Chakra 5º - PLEXO SOLAR

Chakra 6º - SACRO

Chakra 7 º BÁSICO

Chakras 1º - Coronário

​Tarefas: Sede de perfeição maior do homem. Reúne todas as energias dos outros chakras. Centro de ligação ao ser infinito e ao divino. Irradiação de energias próprias.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Não existem bloqueios; apenas pode ser mais ou menos desenvolvido. Consciência quieta e plena. Compreensão de sua origem divina. Unificação com Deus. Liberdade de todos os medos.

​Hipofuncionamento (Fechado): Sentimento de abandono, desamparo, separação da plenitude do ser. medo da Morte. Influência na desarmonia dos outros Chakras, Insegurança e desorientação. Superatividade como forma de evitar encarar seu próprio eu.

 

Chakras 2º - Frontal

​Tarefas: Sede das forças mentais mais elevadas, discernimento intelectual, memória, vontade, percepção consciente do ser, força do pensamento. Criação de novas realidades. Cura, clarividência, clariaudiência, intuição.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Intelecto desperto, destreza mental, habilidade de visualização mental, compreensão intuitiva. mente aberta para as verdade místicas. Idealismo. Materialização de desejos, sonhos e pensamentos. Percepção extrassensorial

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Intelecto e razão ultra-valorizados. Arrogância intelectual. negação do espiritual.

​Hipofuncionamento (Fechado): Vida determinada por desejos materiais e necessidades físicas. Esquecimento. pensamento obscuro emaranhados, orientados por padrões emocionais.

Chakras 3º - Garganta

​Tarefas: Centro da capacidade de expressão humana. comunicação e inspiração. Audição, autorreflexão. Consciência do corpo mental.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Expressão livre dos sentimentos, pensamentos e conhecimentos. Honestidade interior. Capacidade de ouvir os outros. Fidelidade a si mesmo. Saber dizer não. Não se Deixar envolver e influenciar. Comunicação direta com os seres de outras dimensões da existência. Independência interior.

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Dificuldade para refletir sobre os próprios sentimentos. Exprimir emoç~çoes sob forma de ações impoderadas. Enclausuramento na própria intelectualidade e racionalismo. Palavreado, linguagem rude e fria. manipulação dos outros.

​Hipofuncionamento (Fechado): Timidez, retração, nó na garganta, gaguejamento, Medo da opinião alheia, Insegurança, falta de confiança na intuição. rigidez quanto as mensagens da própria alma.

Chakras 4º - Coração

​Tarefas: Centro do sistema dos Chakras. Filtro dos Chakras inferiores e superiores. compreensão e compartilhamento. União através do amor, centro do amor. Cura e abnegação.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Canal do amor divino, compaixão e solicitude. Sentimento de estar vivo. Transformação do mundo, união, reconciliação, cura.

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Espera de reconhecimento pelo amor dado. Incapacidade de receber amor.
Embaraço diante do que é meigo e suave.

​Hipofuncionamento (Fechado): Dependência do amor e afeto alheio. Medo de recusa ao oferecer amor. Depressão e vulnerabilidade.

Chakras 5º - Plexo Solar

​Tarefas: Centro da Força, vitalidade, relacionamento ativo com o exterior, sede da personalidade. Identidade pessoal, purificador dos instintos e desejos. Manifestador emocional, receptador e transmissor de vibrações.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Sensação de paz e harmonia interior. Aceitação de si mesmo e dos outros. Riqueza e plenitude interior. Proteção de vibrações negativas e irradiação de positivas. Seus desejos se concretizam.

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Controlar com seu ponto de vista. Inquietação e insatisfação. Enorme impulso de atividade. Dificuldade para relaxar. Nervosismo, irritação, má digestão de fundo nervoso.

​Hipofuncionamento (Fechado): Desânimo e abatimento. Esquiva, medo de novas experiências. Regressão dos sentimentos, busca exagerada de reconhecimento.

Chakras 6º - Sacro

​Tarefas: Centro das emoções e energia sexual, forças criativas.ação desintoxicante, desprendimento, livre fluxo dos sentimentos.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Franqueza e naturalidade, sentimentos espontâneos, ações criativas, admiração e entusiasmo pela vida.

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Negação ou recusa da sexualidade, sexualidade grosseira e viciante, perda da admiraççao pelas maravilhas da vida.

​Hipofuncionamento (Fechado): Cristalização das emoções, falta de estímulo sensual, afeto e carinho. Falta de autovalorização. Vida triste e pouco digna de ser vivida.
 

Chakras 7º - Básico

Tarefas: Liga-nos ao mundo físico, sexualidade, força vital, necessidades básicas do corpo.

Funcionamento Harmônico (Aberto): Ligação profunda e pessoal com a Terra, força vital límpida, satisfação, estabilidade, força interior, confiança e gratidão.

Funcionamento Desarmônico (Bloqueado): Busca de bens materiais e sensuais, dificuldade em dar e receber, retenção, irritação, agressão, falta de confiança.

Hipofuncionamento (Fechado): Fraca constituição física e psíquica, pouca força de vontade, esquiva de problemas, "a vida é um fardo".

Meditação

A meditação encontra-se no meio de dois polos: a concentração e a contemplação. Costuma ser definida das seguintes maneiras.

- Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;

- Prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);

- Uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;

- Análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os budistas)

Meditação e a cura do Estresse

A vida tumultuada dos centros urbanos, o excesso de preocupação no trabalho, na relação afetiva, na família, nos afazeres domésticos, criam um ritmo mental acelerado e uma constante tensão física e emocional. Resultado: saúde debilitada, hipertensão, dor muscular, enxaqueca, insônia, negativismo, irritação, preguiça e etc. A meditação (e o relaxamento) é uma das técnicas mais simples de autocura. Equilibra quase que, imediatamente o estresse.

Quanto mais sereno, melhor o ritmo cardíaco, maior a capacidade sexual e menor a ansiedade, a fobia de qualquer natureza. Ela faz com que o cérebro trabalhe em uma onda elétrica mais sutil, denominada alfa. a prática diária da meditação melhora a capacidade mental, estimula o vigor, melhora a disposição e, principalmente, nos faz consciente de nossa vida.

Originária da Índia, a meditação se encontra intimamente ligada com as práticas de ioga; também está inserida em várias religiões orientais como o taoismo e o budismo. Cada qual possui sua forma particular em praticar a meditação, algumas estão inclinadas ao universo espiritual, outras a saúde ou ao bem-estar. No ocidente, ela virou sinônimo de relaxamento corporal e até as religiões cristãs e evangélicas aderiram a palavra meditação para se referirem ao ato de fé. também, é largamente utilizada na terapia holística como uma técnica necessária para qualquer tratamento.

Qual o primeiro passo?

Existem diversas técnicas que vão desde simples respirações para se acalmar até meditações com visualização e autossugestão. O que importa mesmo é estarmos relaxados, de olhos fechados e com a respiração bem suave. A técnica pode ser realizada com o praticante sentado ou deitado, a sensação do estado de relaxamento deve ser total. "Agora, permita-se descobrir a sensação prazerosa que a meditação produz, perceba a importância de se dedicar alguns minutos diários"... Se você nunca fez um relaxamento siga, primeiro, as instruções abaixo:

PRIMEIRO APRENDA A RESPIRAR:

1- Inspire profunda e lentamente pelo nariz; no ato de inspirar, sinta sua região abdominal se expandindo como uma bexiga cheia de ar.

2- Expire pela boca no mesmo ritmo que inspirou; no ato de expirar, contraia sua região abdominal, como uma bexiga que se esvazia.

3- No momento em que você exala todo o ar, solte também os músculos do corpo, principalmente os das faces, depois os ombros, braços, abdome e as pernas.

SEGUNDO, SAIBA RELAXAR:

4- Feche seus olhos para entrar em estado alfa; respire (inspire e expire) com total atenção no corpo, repita a operação anterior verificando onde estão os pontos de tensão e relaxe-os um a um.

5- ainda com os olhos fechados, depois de relaxar todos os músculos, faça uma série de 10 respirações bem calma, lentas e profundas; ou adicione alguma autossugestão, visualização etc.

6- Para facilitar o retorno ao estado beta, conte, mentalmente, a sequência respiratória de 1 a 7, depois de 3 a 1. Abra os olhos e pronto.

Você pode empregar este procedimento, por exemplo, antes de dormir: Também, pode usá-lo num imenso congestionamento no transito,  no banco de um jardim, em seu trabalho, na escola. Não, não tenha a ideia de que a meditação faz dormir! Ela serve para recuperar a capacidade orgânica e mental seja para o repouso absoluto ou para encarar o dia inteiro de trabalho; com a prática, pode ocorrer de só algumas respirações serem o suficiente para recarregar a sua energia.

Sugiro que faça rapidamente uma primeira vez às instruções acima, só para assimilar as etapas, e uma segunda, para um primeiro teste pessoal. E, para avaliar possíveis benefícios a um prazo maior, imagine o que ode ocorrer com você e seu corpo se usufruir do relaxamento durante uma semana, por exemplo?

Saiba que o uso da meditação, reduz a ansiedade, o desejo latente de resolver tudo do dia para a noite, torna a respiração equilibrada melhorando a oxigenação do sangue e, consequentemente, a atividade cerebral; também equilibra a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, que por sua vez melhora as condições metabólicas de todos os órgãos.

Viu como um simples ato pode ajudar a equilibrar seu corpo físico? Além disso, ela melhora o sono, auxilia a digestão alimentar e qualquer processo em problemas na saúde. No campo psíquico, a prática da meditação mantém a pessoa num ritmo de equilíbrio que a impede de entrar em conflitos emocionais. Há, por parte de quem a utiliza, muito mais clareza mental, paciência e compreensão.

             VAMOS LÁ...

              MEDITE!!!

SOMENTE COM HORÁRIO MARCADO

Segunda à Sexta: das 8hrs ás 19h

E-mail: carolhamandacoach@gmaill.com

WhatsApp: 11-9 8614-8089 

  • Facebook
  • 20190426043745_1200_675_-_whatsapp
  • YouTube
  • Instagram

Para receber notícias e mensagens, adicione seu e-mail e fique ligado em tudo o que está acontecendo.

Atenção: Este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicída.
Em caso de crise, ligue para 188 (CVV) ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de emergência, procure atendimento em um hospital mais próximo.

4.0 150 Recomendam o trabalho da Carol

©2018 by Carol Hamanda. Todos os direitos reservados. CNPJ n 32.159.951/0001-02